Bem-vindo ao PORTAL DE NOTÍCIAS - Bofete Online!
Com aumentos de casos, Bofete intensifica ações de combate à Dengue e Covid-19
Ações contra a Dengue e COVID-19 seguem intensificadas.
SAÚDE PÚBLICA
Vítor Cruz
2/27/20252 min read


A Prefeitura de Bofete e a Vigilância Sanitária estão promovendo ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e garantir a organização da cidade.
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias estão visitando imóveis para orientar os moradores sobre locais propícios para a criação do mosquito. A prefeitura reforça a importância da colaboração da população para eliminar água parada e manter os quintais limpos. Além disso, um decreto emergencial estabelece que proprietários de imóveis devem realizar a capinação e limpeza de terrenos, sob risco de penalidades conforme o Código Sanitário Estadual e legislações municipais.
Os últimos boletins epidemiológicos apontam um aumento nos casos de dengue no município. No dia 26 de fevereiro, foram registrados 166 casos notificados, sendo 12 autóctones e 5 importados, com 130 descartados. Já no dia 20, os números indicavam 133 notificações, 10 casos autóctones e 5 importados.
Prevenção da COVID-19 O boletim semanal da COVID-19, atualizado em 21 de fevereiro, registrou 185 casos notificados, 33 confirmados e 152 descartados. A Diretoria de Saúde orienta que a população continue adotando medidas preventivas, como uso de máscaras em locais fechados e manutenção do esquema vacinal em dia.
Questão do lixo e coleta
A prefeitura solicitou que os moradores evitem descartar lixo nas calçadas após a passagem do caminhão de coleta, e também fora do período de coletas do Programa Cidade Limpa, pois isso pode atrapalhar a limpeza urbana e causar transtornos, como mau cheiro e obstrução de bueiros. No entanto, moradores relatam atrasos na coleta e acúmulo de lixo em diversas áreas, pedindo uma resposta do poder público para melhorar a situação.
Segundo a prefeitura, o calor excessivo foi um dos principais desafios enfrentados pela equipe de coleta, impactando o cronograma regular.
Para solucionar o problema, hoje (27) o horário de trabalho foi ajustado com início às 4h da manhã. A expectativa é que essa mudança contribua para a normalização do serviço e garanta maior eficiência na coleta de resíduos urbanos.