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Bofete recebe Prêmio Excelência Educacional por avanços na alfabetização

O prêmio destaca os esforços da rede municipal no processo de alfabetização e será acompanhado por repasses financeiros para fortalecer práticas pedagógicas e manter o progresso alcançado. Embora o reconhecimento seja um mérito do trabalho coletivo entre professores, gestores, apoio pedagógico e diretorias envolvidas, essa conquista também enfatiza desafios persistentes.

EDUCAÇÃO

Vítor Cruz

9/27/20251 min read

A Educação de Bofete foi reconhecida nesta sexta-feira (26/9) com o Prêmio Excelência Educacional no âmbito do programa Alfabetiza Juntos SP, do Governo do Estado, em virtude dos resultados conquistados na avaliação do SARESP 2024. O prêmio destaca os esforços da rede municipal no processo de alfabetização e será acompanhado por repasses financeiros para fortalecer práticas pedagógicas e manter o progresso alcançado.

A premiação reconhece os municípios que obtiveram avanços relevantes na alfabetização de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, numa linha estratégica para que 90% delas estejam plenamente alfabetizadas até 2026. Embora o reconhecimento seja um mérito do trabalho coletivo entre professores, gestores, apoio pedagógico e diretorias envolvidas, essa conquista também enfatiza desafios persistentes.

É recorrente, por exemplo, que muitos estudantes ingressem no ensino médio ainda com dificuldades básicas de leitura e escrita, ou até sem completamente dominar essas habilidades essenciais. A diferença de desempenho torna-se visível quando esses estudantes transitam para a rede estadual no Ensino Médio, muitos daqueles vindos da rede municipal, apesar dos avanços, ainda enfrentam lacunas que evidenciam a necessidade de reforço e continuidade no trabalho alfabetizador.

Dessa forma, o prêmio atribuído hoje serve tanto como comemoração de resultados alcançados quanto como estímulo para que o município continue investindo em formação continuada de professores, metodologias de intervenção e acompanhamento individualizado dos alunos. A diretriz segue clara: garantir que toda criança tenha acesso a uma alfabetização efetiva e que os desafios remanescentes sejam tratados com prioridade.

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